Blog | Dr. Matheus Martins | Osteopata em Londrina - PR

Voltar

Alimentos que dão cólica em bebês: mamães devem ter atenção!

A fase da introdução alimentar é muito importante na vida das crianças e traz sempre algumas surpresas para mães e pais. Uma delas é o aparecimento mais constante de gases nos pequenos. Isso acontece quando alguns alimentos que dão cólicas em bebês estão no cardápio. 

Além disso, os bebês em fase de amamentação também podem sofrer os efeitos dos alimentos ingeridos pela mãe. Eles podem conter substâncias que acabam sendo passadas pela amamentação e causam gases e cólicas. 

Por isso, a gente vai te ajudar a pensar em um cardápio que diminua a possibilidade de surgimento de cólicas - evitando também as tão complicadas crises de choro

Alimentos que dão cólicas em bebês na introdução alimentar

Segundo os estudos relacionados à alimentação infantil, alguns tipos de comida normalmente se associam mais ao surgimento de gases em crianças

O primeiro deles é o leite não materno. É que muitos bebês precisam começar a tomar fórmulas ou algum outro tipo cedo. Isso pode causar certa dificuldade para o sistema digestivo. 

Ainda existem as crianças que possuem alergia à proteína do leite. Por isso, esse processo exige atenção da família, para “medir” as reações para cada novo tipo de leite introduzido. 

Alimentos ingeridos pela mãe que podem levar a cólicas

Mesmo antes da introdução alimentar, alguns alimentos podem interferir no surgimento de gases a partir do cardápio adotado pela mãe. É que o leite materno acaba carregando algumas substâncias que levam às dificuldades digestivas dos pequenos. 

Alguns deles são os grãos (feijão, ervilha, lentilha) e alguns vegetais (normalmente, os que têm coloração verde mais escura, como o brócolis, couve e rúcula). Porém, essa lista aumenta um pouco. 

O consumo de carne vermelha também entra nesta seleção. Por causa da fermentação deste alimento no intestino, algumas substâncias que causam o desconforto no sistema digestivo podem ser passadas pelo leite. 

Cuidado com café e chocolate, mães!

O café também pode ser um vilão, principalmente por causa da cafeína. Essa substância deixa a criança agitada, o que pode piorar a situação no momento da crise de cólica. 

Para terminar, temos o chocolate, que contém bastante proteína do leite - que gera dificuldade de digestão para o bebê. Além disso, também é encontrada cafeína em grãos de cacau. Por isso, o consumo deste produto pela mãe deve ser controlado. 

Mas se o problema das cólicas é muito constante e está relacionado com dificuldades no desenvolvimento do sistema digestivo, a melhor indicação é procurar ajuda profissional, como a de um osteopata pediátrico.  

Osteopatia em Londrina pode aliviar cólicas de bebês

A osteopatia é uma terapia baseada em técnicas manuais, que ajudam a criança a se livrar de pontos de compressão do organismo e assim, permitir o reequilíbrio do corpo. Isso tudo sem a introdução de medicamentos. 

Para ajudar uma consulta com um osteopata em Londrina, é só clicar no link abaixo para começar seu tratamento com o Dr. Matheus Martins, que há anos acompanha mães e bebês desde o início da gestação.

Agende seu atendimento