Blog | Dr. Matheus Martins | Osteopata em Londrina - PR

Voltar

Recém-nascido com gases: entenda como lidar com esse desconforto

É comum que nos primeiros meses de vida, as crianças tenham dificuldades em relação ao sistema gastrointestinal. No consultório, são muitos os casos de recém-nascidos com gases, principalmente nos primeiros três meses de vida. Mas essa preocupação de muitas mães e pais pode ser resolvida. 

Apesar de muita gente considerar essa dificuldade dos bebês em eliminar os gases como um problema de saúde, não é dessa forma que a questão deve ser vista. Essa é uma condição temporária do bebê, que está tendo os primeiros contatos com a alimentação. 

O que deixa os recém-nascidos com gases?

É normal que o sistema digestivo das crianças não esteja completamente desenvolvido, e por isso, ao ingerir o leite (materno ou de fórmula) ou mesmo ao sugar o ar durante a mamada, aumente a quantidade de gases.

Porém, há outras questões que confundem bastante os pais. Em alguns casos, por exemplo, a criança não está sofrendo com os gases em si, mas sim com a dificuldade em eliminá-los. 

Há muitos casos de bebês que não conseguem coordenar os movimentos do corpo para evacuar. Esse quadro é normalmente conhecido como disquesia, e atinge uma parcela relevante dos recém-nascidos causando as conhecidas crises de cólica

Outro problema digestivo bem comum nos bebês é o refluxo (quando o alimento não consegue seguir o caminho correto e acaba “voltando” pelo esôfago). Isso causa muito desconforto na criança e confusão sobre a real dificuldade de seu filho ou filha. 

Mais um ponto levantado em estudos é que os bebês, quando têm crises de choro intensas e por bastante tempo, também acabam colocando ar para dentro do corpo, piorando os problemas com gases. 

Como ajudar os bebês nesta fase?

Muitos médicos recomendam alguns medicamentos para ajudar os pais nesta fase difícil das crianças. Mas não se esqueça que eles não podem ser usados indiscriminadamente: é preciso seguir a orientação profissional. 

Porém, existem formas não medicamentosas de melhorar esse quadro. Em casa, os pais podem optar por massagens que estimulam os órgãos do sistema gastrointestinal e assim, facilitam a expulsão dos gases. 

Por outro lado, as técnicas manuais aplicadas pelos osteopatas vem ganhando cada vez mais espaço no tratamento com os bebês. Isso porque o tratamento foca na identificação dos pontos "gatilhos" para o aumento de gases. 

A osteopatia pediátrica também pode ajudar no desenvolvimento de vários órgãos, músculos, ossos e tecidos, para que a criança consiga ter um crescimento saudável e livre de tensões, entre outras complicações. 

Consulte um osteopata em Londrina para ajudar no desenvolvimento do seu filho

Mamães e bebês podem buscar mais qualidade de vida por meio de um tratamento osteopático. Ele permite o reequilíbrio do corpo de forma natural, por meio de manipulações que trazem efeitos já nas primeiras sessões. 

Para marcar uma consulta com um osteopata em Londrina, é só clicar no link abaixo e agendar um horário com o dr. Matheus Martins. 

Agende seu atendimento