Blog | Dr. Matheus Martins | Osteopata em Londrina - PR

Voltar

Como amamentar corretamente meu bebê?

Os benefícios da amamentação são comprovados pela ciência há tempos. Mas quando as mães estão grávidas ou mesmo quando já tiveram seus filhos, é quase inevitável ter a seguinte dúvida: como amamentar corretamente meu bebê?

Realmente, é uma tarefa bastante importante e muitas mulheres ainda não têm experiência nisso. 

Por isso, vamos dar algumas dicas e mostrar neste artigo o que pode dificultar este momento tão importante para mães e filhos.

Qual a melhor posição para amamentar o bebê?

É claro que cada bebê tem sua particularidade e pode se habituar melhor a uma posição ou outra. Porém, existem estudos apontando as formas com melhores resultados para a criança.

Segundo o Ministério da Saúde, existem alguns passos para este momento. O primeiro é colocar o bebê virado para a mãe, bem junto do corpo. A criança deve ter um bom apoio e estar com os braços livres.

A cabeça do bebê fica de frente para o peito e a criança só deve ser colocada para mamar quando abrir bem a boca. 

Ainda segundo o Ministério da Saúde, o queixo da criança deve encostar na mama durante a amamentação, e a criança deve abocanhar também a aréola (parte escura no entorno do mamilo).

Cada bebê tem um ritmo de amamentação, que deve ser respeitado. Não existe um tempo certo de duração para este momento, mas a criança precisa estar satisfeita para terminar.. 

O recomendável é dar o leite materno até os 6 meses de idade - evitando sucos e chás. A partir daí, os pais podem começar a introduzir novos tipos de alimentos - conforme orientação médica.

Como amamentar corretamente meu bebê, se ele não pega no peito?

Muitas mães chegam a se sentir culpadas por não conseguir amamentar corretamente o bebê. Porém, algumas delas não sabem que fatores físicos podem influenciar na dificuldade em pegar o peito.

Em muitos casos, essa dificuldade está ligada a um nervo chamado hipoglosso, que controla a movimentação da língua.

Se houver uma compreensão desse nervo, acontece um descompasso na sucção e na deglutição da criança. 

A atenção a este nervo é um dos focos da osteopatia pediátrica, que usa manobras para manter o funcionamento em equilíbrio. Assim, o bebê terá mais controle para conseguir se alimentar bem.

Dificuldades de amamentação podem ser tratadas com osteopatia em Londrina

Se o seu bebê encontra muita dificuldade para se alimentar e você não vem conseguindo resolver esta situação, busque a ajuda da osteopatia pediátrica.

As técnicas manuais vão colaborar para a criança se livrar de pressões que afetam a pegada no peito e conseguir mamar corretamente.

Além de um momento único de ligação entre mãe e filho, a amamentação traz nutrientes fundamentais para o crescimento e ajuda a prevenir disfunções - estudos apontam ainda a diminuição de casos de alergia.

Para marcar uma consulta com um osteopata em Londrina, é só clicar no link abaixo e começar seu acompanhamento com o Dr. Matheus Martins, que já tratou várias crianças com dificuldade em pegar o peito.

Agende seu atendimento