Remédio para hérnia de disco existe? Saiba como tratar a doença!

Doutor, não tem um remédio para hérnia de disco?

Essa é pergunta é bem comum nos consultórios: “doutor, não tem um remédio para hérnia de disco?”. É compreensível: muitos pacientes que convivem com essa doença enfrentam dor nas costas, dor nas pernas, formigamento em partes do corpo e mais outros sintomas.

A resposta é sim: existem medicamentos que são usados para tratar quem tem hérnia de disco. Geralmente, são anti-inflamatórios e analgésicos, para aliviar a dor do paciente e permitir um pouco mais de qualidade de vida.

Porém, quando o paciente vê o medicamento como única forma de tratamento, acaba se esquecendo de cuidar da saúde de uma forma ampla e eliminar aquilo que lhe faz mal. Se deixa de adquirir novos hábitos que poderiam prevenir futuras complicações.

Por isso, este artigo vai explicar as causas da hérnia de disco e como ela pode ser tratada de forma global, pensando no bem estar do paciente e na possibilidade dele conseguir um reequilíbrio do corpo de forma duradoura.

Remédio para hérnia de disco existe sim, mas é preciso mais do que isso

Como citado acima, existem sim medicamentos usados no combate aos sintomas da hérnia de disco, como os analgésicos. Porém, a ação deles atua no sintoma e não na causa.

Não tratar os fatores que levam ao problema podem até piorá-lo futuramente e desencadear a necessidade de uma intervenção cirúrgica. Por isso, é preciso entender como essa doença funciona e como ela afeta nosso corpo.

A hérnia de disco surge quando os discos da coluna, que são uma estrutura localizada entre as vértebras e levam a um amortecimento dos impactos, começam a se desgastar. Assim, com o passar do tempo, eles acabam “saindo do lugar”, ocasionando as hérnias e levando a uma dor crônica

Entre os estudos sobre esse distúrbio, são apontados vários fatores para o surgimento da doença. Entre eles, podemos citar:

• Predisposição genética
  • Esforço repetitivo que afeta a coluna
  • Envelhecimento
  • Sedentarismo
  • Sustentar muito peso (trabalhadores braçais são comumente acometidos por essa doença).

Em uma parcela da população, mesmo após o surgimento da hérnia, os sintomas não aparecem. Porém, para outras pessoas, eles estão bem presentes e precisam de tratamento médico.

Tratamento para hérnia de disco é contínuo

Além dos remédios, o paciente também precisa buscar um acompanhamento fisioterápico. Cada vez mais pessoas recorrem à osteopatia, que é uma especialização dentro da fisioterapia e busca trazer harmonia ao corpo para ele mesmo consiga chegar à cura.

O osteopata, apenas com o uso das mãos, vai reequilibrando partes do corpo que sofrem com alguma disfunção e assim, acabam sobrecarregando os discos da coluna.

Diagnóstico e tratamento são definidos a partir de uma ampla apuração do profissional, avaliando partes óssea, vertebral, muscular e também os vários sistemas do corpo.

O tratamento visa uma melhora completa do paciente, e não apenas o alívio da dor. As técnicas podem ser aplicadas em vários graus da doença, sem a necessidade de remédios. Também não causam nenhuma dor.

Estudos já comprovam a regressão de vários quadros de hérnia de disco, a ponto de evitar cirurgias (recomendada em casos mais graves da doença).

Mesmo após o fim dos sintomas, o acompanhamento é importante para prevenir que a disfunção não surja novamente.

O paciente ainda pode colaborar com esse tratamento adquirindo alguns hábitos, como a prática de atividades físicas, repouso, manter a postura correta e fazer alongamentos com frequência.

Procure um osteopata em Londrina

Para você que busca ajuda para se ver livre dos sintomas da hérnia de disco, o tratamento osteopático é muito indicado. Para conhecer mais sobre esta especialidade, é só clicar abaixo e agendar uma consulta com um osteopata em Londrina. Muita saúde!