Blog | Dr. Matheus Martins | Osteopata em Londrina - PR

Voltar

Meu bebê tem sono, mas não dorme: o que fazer nestas horas?

Já é noite e o bebê tem sono, mas não dorme. Já aconteceu essa cena na sua casa, mamãe ou papai? Pois é, a saga para uma boa noite de sono pode ser longa se existir algum incômodo ou disfunção não for identificado. 

As disfunções do sono nos bebês normalmente estão atreladas a outros obstáculos que a criança está enfrentando para o seu desenvolvimento. Pode ser no sistema digestivo, nos músculos, vísceras entre outras partes do corpo. 

Por isso, quando as dificuldades na hora de dormir se tornam constantes, a ajuda de um profissional que avalie o paciente por completo, como um osteopata, é recomendada. Ao analisar o organismo e suas ligações, o tratamento pode ser bem simples e ter resultado rápido. 

Quais as causas do bebê perder o sono?

Quando começam a surgir os distúrbios do sono e os pais procuram um médico, há muitos resultados inconclusivos em um primeiro momento. Um dos motivos disso é que além das questões envolvendo o momento de dormir (o ambiente, os estímulos para a criança, a posição, etc), existem problemas indiretos que causam estresse e irritabilidade. 

Uma das situações mais comuns é do bebê com cólicas. Elas são muito comuns e, em alguns casos, estão relacionadas à disquesia (quando o sistema digestivo ainda não coordena bem os estímulos para a evacuação). 

Outra questão bem comum são dores em articulações ou tecidos que estão sendo ou que já foram pressionados (na hora do parto, por exemplo). É como nos adultos: se você tiver alguma dor na coluna, dificilmente terá um sono de qualidade. Nos bebês, os distúrbios são outros, mas acabam se intensificando na hora de deitar.

Até mesmo dificuldades de sucção, ou seja, quando a criança não consegue pegar o peito da mãe para amamentação, podem ser sinal de um problema que afeta o sono, como a pressão em nervos como o hipoglosso. 

Ainda podem entrar nesta lista dificuldades como o refluxo e pressão no crânio, que só conseguem ser localizados em uma análise precisa e cuidadosa do profissional responsável pelos cuidados médicos do seu filho ou filha. 

Como será o tratamento para estas dificuldades em dormir?

O tratamento por meio da osteopatia pediátrica é um dos mais recomendados para ajudar crianças com disfunções no sono. 

É que todo o cuidado e conhecimento desta terapia manual permite uma avaliação de todos os pontos do corpo da criança. Assim, vai se tratar a causa exata, e não os sintomas. 

O osteopata buscará por meio de toques leves, identificar as pressões que refletem em problemas. Depois, ele vai começar um processo de reequilíbrio para o organismo conseguir voltar ao seu estágio de alinhamento. 

A criança relaxa durante as sessões e a melhora no sono já é notada após os primeiros atendimentos. 

Se o seu bebê tem sono, mas não dorme, procure um osteopata

Para os pais que querem um tratamento sem medicamentos e focado no bem-estar do filho, passar por uma consulta com um osteopata em Londrina pode ajudar a desvendar quais os pontos de pressão no bebê. Assim, a criança conseguirá chegar à cura de todos os problemas. 

O dr. Matheus Martins já atua na osteopatia há mais de 10 anos, ajudando no desenvolvimento pleno em várias faixas etárias. Para agendar uma consulta, é só clicar no link abaixo. Muita saúde para todos!

Agende seu atendimento