Blog | Dr. Matheus Martins | Osteopata em Londrina - PR

Voltar

Como deixar a cabeça do bebê redondinha? Saiba o que causa as assimetrias

A pergunta a seguir é um questionamento recorrente de muitos pais de recém-nascidos: como deixar a cabeça do bebê redondinha? Essa é uma dúvida bem comum, já que uma parcela relevante das crianças pode apresentar alguma alteração no formato do crânio, muitas vezes quando há algum tipo de pressão durante a gestação.

Mas ainda existem outras causas para as assimetrias constatadas nestes primeiros meses de vida - inclusive, em alguns casos, elas também refletem nas posições dos olhos ou em diferença na altura das orelhinhas. 

É fundamental que os pais saibam que a cabecinha torta do bebê pode ser corrigida. Com o acompanhamento correto, esse desequilíbrio pode ser eliminado com rapidez e eficiência. 

Quero saber como deixar a cabeça do bebê redondinha, mas não sei a causa da deformidade

Principalmente para mães e pais de “primeira viagem”, é difícil entender como surge essa deformidade ou assimetria. 

Uma das causas mais comuns são pressões sofridas durante a gravidez, dentro da barriga da mãe. Em alguns casos, essa pressão também é aplicada na hora do parto, um momento muito delicado na vida de mãe e filho.

Mas não é só isso. Quando a criança está acostumada a dormir sempre na mesma posição, há chances de surgir uma espécie de achatamento de um lado da cabecinha do bebê. Afinal, o corpo dele ainda está em fase de desenvolvimento, e o crânio em formação - ou seja, não tem a mesma rigidez de um adulto. 

Quando devo procurar ajuda médica?

Essas assimetrias nos bebês são normalmente corrigidas, com a devida orientação médica. O pediatra que acompanha a criança trará informações sobre qual o procedimento correto para solucionar esse problema. 

Porém, existem casos mais graves, em que são necessários métodos corretivos. O capacete ortopédico (órtese craniana) é uma das alternativas para esses casos. 

Uma forma bastante eficaz para ajudar as crianças é a osteopatia pediátrica, que é uma especialização da fisioterapia que visa auxiliar o bebê a passar por todas essas transformações de forma mais harmônica, permitindo o reequilíbrio do corpo. 

O osteopata tratará diversos aspectos da saúde (órgãos, tecidos, ossos, entre outros) por meio de manipulações - ou seja, com toques suaves, serão feitos os “ajustes” para que as pressões sejam aliviadas e haja o pleno desenvolvimento do recém-nascido.

Crianças de todas as idades podem passar pelo tratamento osteopático, que por ser uma terapia manual, não irá prescrever mais medicamentos ao seu filho ou filha. As técnicas são capazes de evitar problemas futuros, permitindo a eliminação de qualquer compressão ou alteração de movimento que desencadeia uma série de sintomas ao longo da vida. 

Osteopata em Londrina pode ajudar no desenvolvimento dos bebês

O acompanhamento com um osteopata em Londrina pode ajudar os bebês a alcançarem um desenvolvimento pleno de todas as funções e sistemas do corpo, corrigindo disfunções que possam trazer problemas futuros. Para marcar seu primeiro atendimento com o dr. Matheus Martins, é só clicar no link abaixo!

Agende seu atendimento