Blog | Dr. Matheus Martins | Osteopata em Londrina - PR

Voltar

Como amamentar bebês com dificuldade para pegar o peito? Saiba os benefícios da osteopatia

Saber como amamentar bebês nunca é uma tarefa das mais simples para as mamães, principalmente se a criança enfrenta alguma dificuldade em pegar o peito da forma correta. Porém, nem sempre os obstáculos enfrentados neste momento surgiram a partir do aleitamento, e sim de questões anteriores a ele - até mesmo durante a gestação.

Por exemplo: você sabia que a pressão em determinados nervos na cabecinha do bebê podem prejudicar bastante a boa alimentação dele? Pois é, isso acontece em alguns casos, interferindo na forma como ele suga o leite. 

Isso confirma o quanto é importante um acompanhamento médico para avaliar bebês de forma ampla e que também ajuda no desenvolvimento pleno do indivíduo - e a osteopatia pediátrica tem isso como preceito. 

Abaixo, vamos entender melhor o que pode causar essa dificuldade na amamentação e também, como o tratamento osteopático vai atuar nesta dificuldade para pegar o peito enfrentada pela criança. 

Pressão em nervos pode interferir em como amamentar o bebê

Quando se nota a dificuldade dos recém-nascidos em mamar, muitas famílias procuram ajuda com uma consultora de lactação e outras, com o pediatra. Os conselhos destes dois profissionais são valiosos, mas se não identificarmos a causa exata deste problema, fica difícil uma solução mais eficiente e rápida. 

Por meio dos estudos e conhecimentos da osteopatia, já foi constatado que em muitos casos, a origem de tudo está em um nervo chamado “hipoglosso”. Ele controla a musculatura da língua, influenciando bastante em todo este processo. 

Se durante a gestação, a criança ficar em uma posição que comprime este nervo, podem surgir efeitos como problemas de coordenação, dificultando a compressão do mamilo da mãe para a saída do leite. 

Os movimentos de sucção e deglutição também são afetados pela compressão deste nervo - que fica nos dois lados do crânio, saindo da orelha e chegando até a região da boca.

Tratamento pode ser feito apenas com terapias manuais

Depois de uma avaliação completa do bebê, conhecendo mais o seu histórico e identificando quais os pontos estão em desequilíbrio no corpo da criança, o osteopata pediátrico vai começar um tratamento a fim de eliminar as disfunções.

Para isso, serão usadas técnicas manuais durante uma sessão de osteopatia para bebês, que não causam dor e atuam de forma direta na origem do distúrbio.

Se o caso for de uma disfunção do nervo hipoglosso, o osteopata fará uma descompressão do crânio e também, uma estimulação para um controle pleno de todo o sistema. Isso também trará melhorias no pescoço do paciente e na musculatura ao redor dele. 

As recomendações das consultoras de lactação, do pediatra ou mesmo de um fonoaudiólogo têm mais efeito quando associadas ao tratamento por meio da osteopatia.

Consulte um osteopata em Londrina e comece a ajudar o desenvolvimento do seu bebê

Ter o acompanhamento de osteopata em Londrina vai permitir que o seu bebê consiga desenvolver todas as funções do corpo de forma integrada, alcançando um organismo equilibrado. Isso permite a ele crescer forte, além de prevenir problemas futuros.

Para agendar uma consulta com o dr. Matheus Martins, é só clicar no link abaixo. Além disso, o nosso blog está cheio de informações para quem é mãe ou gestante tirar as dúvidas sobre osteopatia pediátrica e também sobre as dificuldades dos bebês nos primeiros meses de vida. 

Agende seu atendimento