Quando chega o fim do dia, é que começa o desafio para muitos pais. A criança até começa a dormir, mas depois passa a fazer uns grunhidos, uns gemidos… E pronto: temos um bebê chorando dormindo, tudo ao mesmo tempo. A criança não chega a despertar completamente, mas isso já basta para a maioria dos pais ficar em alerta.
Mas atenção: assim como os recém-nascidos podem chorar durante o sono, eles também vão sorrir. Isso faz parte do processo de transformação e desenvolvimento dos pequenos, que estão aprendendo a se adaptar a uma rotina nova.
Falta de um ciclo de sono: isso pode atrapalhar o momento de dormir
Esse é um dos principais fatores que atrapalham o sono das crianças nos primeiros meses de vida. Como elas não têm um hábito, uma rotina de sono, não conseguem atingir o descanso mais profundo - mesmo que estejam exaustas. Por isso, acabam despertando com certa frequência.
Em alguns momentos, o bebê dá apenas alguns gemidos e já volta a dormir. Porém, em outras, vem a crise de choro - mesmo sem a criança despertar completamente.
Se a criança teve um dia muito agitado, que exigiu uma atividade cerebral mais intensa, esse “ritmo” também acaba se mantendo e deixando o sono inconstante.
Nestas horas, o carinho e o cuidado dos pais são fundamentais. Com isso, a criança vai se acalmando e retoma o sono.
Pesadelos levam ao bebê chorar dormindo
Apesar de muita gente não saber, os bebês também têm pesadelos.
Esses sonhos não são iguais aos dos adultos e retomam alguma experiência ruim que a criança já enfrentou durante o dia. Então, ela chora.
Normalmente, um carinho dos pais já ajuda a aliviar essa tensão enfrentada por causa de um sonho ruim.
O bom de tudo isso é que este é um sinal de que a criança já atingiu um nível de sono profundo. Além do choro, podem surgir sorrisos ou até mesmo movimentos de sucção com a boca, como se o bebê estivesse sendo amamentado.
Crianças podem enfrentar distúrbios de sono
Apesar de um bebê com dificuldade para dormir ser uma situação bem comum, em alguns casos é preciso buscar ajuda profissional. As disfunções de sono infantis acontecem sim, por uma série de incômodos que o organismo dos pequenos enfrenta.
Entre os fatores mais comuns estão: refluxo, cólicas, problemas de assimetria no crânio, entre outros. Identificar todos eles é um trabalho complexo e exige um trabalho de investigação.
Nestas horas, um dos caminhos adotados por muitos pais é a osteopatia pediátrica, que usa o toque e as técnicas manuais para regular o funcionamento de músculos, órgãos, tecidos e outras estruturas corporais. Isso interrompe as dificuldades do organismo e leva à cura dos problemas.
Bebê chorando muito: osteopatia em Londrina vai te ajudar
Ao começar um acompanhamento com um osteopata em Londrina, seu filho ou filha vai ser analisado de forma cuidadosa, para identificar a origem de cada problema e assim, liberar as tensões do corpo.
Com isso, todo o funcionamento do organismo é beneficiado pelas técnicas manuais, que lembram uma massagem para a criança. Isso permitirá acabar com as crises de choro noturnas sem a necessidade de medicamentos ou algum tipo de produto “calmante”.
Agendar sua primeira consulta é fácil. É só clicar no link abaixo e marcar o melhor horário para você e seu filho!