A fibromialgia inclui vários sintomas, sendo o mais comum a presença de uma série de pontos dolorosos no corpo. Porém, o quadro pode ter grande melhora quando uma boa equipe de profissionais aplica o tratamento para fibromialgia adequado.
A doença ainda pode apresentar outras complicações, entre elas: alterações intestinais e estomacais, fadiga extrema, problemas com o sono, problemas de memória, formigamentos e rigidez nas extremidades e frequentemente está associada com problemas emocionais.
Para acabar com todos esses problemas causados pela fibromialgia, a osteopatia se mostra um método eficaz e comprovado pela ciência para trazer a qualidade de vida do paciente de volta.
Osteopatia no tratamento da fibromialgia
Artigo mostram que dentre as terapias manuais, a única terapia que por estudos, consegue provar a melhora da dor e incapacidade do paciente com fibromialgia, foi a osteopatia. As outras terapias manuais não conseguiram dados de qualidade suficientes para isso.
Até mesmo quando comparado com a terapia medicamentosa com Gabapentina, a osteopatia ainda se saiu melhor nos resultados.
Em um estudo, 29 indivíduos completaram os testes: 8 indivíduos receberam gabapentina apenas, 11 pacientes receberam apenas tratamento manipulativo osteopático e 10 pacientes receberam os dois métodos.
Os sujeitos que receberam tratamento manipulativo osteopático sozinho e os sujeitos que receberam o tratamento combinado exibiram melhorias clínicas, enquanto a mudança entre o grupo com gabapentina não foi significativa.
O grupo de uso do tratamento manipulativo osteopático foi o único grupo a experimentar um declínio significativo na escala de impressão clínica global de saúde. Não foram observadas alterações estatisticamente significativas com o número de pontos de dor.
Apesar da diferença entre os grupos não ter sido estatisticamente significativa, isso era esperado pois o estudo contou com uma amostra pequena. Contudo, já foi possível ver que o tratamento com osteopatia pode sim trazer benefícios aos pacientes acometidos pela fibromialgia.
Já em outro estudo randomizado, feito com pacientes com fibromialgia, comparou-se 2 grupos com tipos diferentes de intervenção osteopática e um grupo controle não tratado.
No grupo que recebeu Técnicas Osteopáticas Globais (GOT), a escala de dor, medida pela escala visual analógica de 0 a 10, caiu de uma média de 6.3 para 4.3. No grupo de intervenção osteopática, a queda foi ainda maior, de 7.2 para 4.7, e no grupo controle, a escala de dor aumentou de 6.2 para 6.6.
No total, participaram 50 pacientes neste estudo, sendo submetidos a tratamentos semanais por 10 semanas. Com os resultados acima citados, concluiu-se que independentemente da escolha de técnicas osteopáticas citadas no estudo, o paciente terá benefícios.
O que mais ajuda a tratar fibromialgia?
Adicionando o tratamento psíquico e o tratamento alimentar ao osteopático, diminui-se também as respostas de dor em função de inflamações geradas pelo aumento mantido do cortisol, algo que fazemos quando estamos diante de estresse e quando comemos alimentos que aumentam e cronificam os processos inflamatórios.
Outros artigos também já comprovam a melhora dos sintomas da fibromialgia com a suplementação alimentar e exercícios. Portanto, se faz necessário que o paciente mude seus hábitos caso seja necessário.
Se você ou alguém que você conhece ainda não sabe como tratar a fibromialgia, a osteopatia pode ser uma ótima opção para dar qualidade de vida!