Sintomas de torcicolo: quais sinais que esse distúrbio apresenta?

Sintomas de torcicolo: quais os sinais que esse distúrbio apresenta?

Ela surge de repente, mas causa um “estrago” grande. Os sintomas de torcicolo podem variar de intensidade, mas sempre afetam o dia a dia. Além disso, o torcicolo pode ser confundido com uma dor muscular simples e ter o tratamento negligenciado.

Apesar de muita gente achar que isso é um problema banal, momentâneo, os episódios podem começar a ser mais constantes. Por isso, vamos te ajudar a identificar se esse é o seu caso e explicar como buscar ajuda.

Sintomas de torcicolo mais comuns

O torcicolo é uma contração intensa no músculo do pescoço (que chamamos de espasmo). É uma reação do corpo com a intenção de proteger esta região, normalmente de um problema cervical com risco de ser agravado.

Vamos retomar, então, os principais sintomas:

• Dores intensas no pescoço;
  • Incapacidade de movimentação;
  • Dificuldade de circulação de sangue na região, o que intensifica a dor.

Se o problema na região cervical não é resolvido, os sintomas e os espasmos vão continuar a aparecer. Por isso, é preciso que a origem da disfunção seja identificada para evitar a incidência do torcicolo.

Vale destacar que o torcicolo não é problema exclusivo dos adultos. Em crianças e bebês, ele também pode surgir (a osteopatia pediátrica, por exemplo, tem protocolos específicos nestes casos).

Formas de evitar a torcicolo

Em alguns casos, o torcicolo é causado por problemas de postura, principalmente ao dormir ou ao trabalhar (ou seja, quando se passa longos períodos na mesma posição). Por isso, é preciso corrigir essa postura para conseguir retomar o equilíbrio desta região.

Porém, os problemas na cervical podem estar ligados a outras partes do corpo ou distúrbios pré-existentes, mas que ainda não foram identificados. Quadros de escoliose, por exemplo, afetam inicialmente a coluna, mas podem levar a compressão na região do pescoço.

Por isso, a melhor forma de tratar torcicolo constante não é usando analgésicos e relaxantes musculares, mas sim buscando ajuda profissional para que seja feito um trabalho voltado aos “gatilhos” destas dores no pescoço

A osteopatia possibilita um diagnóstico completo do indivíduo e um tratamento por meio de técnicas manuais. Apenas com manipulações do corpo, o osteopata vai conseguir alinhar todas as partes do organismo, eliminar a pressão e levar o paciente para a autocura.

É importante um alerta: muita gente busca massagens para tentar melhorar a torcicolo. Isso pode ter o efeito contrário! Se o local certo não for trabalhado, a massagem de forma inadequada pode até complicar mais o quadro clínico.

Consulte um osteopata em Londrina para evitar torcicolo constante

Para quem tem episódios constantes de torcicolo, saiba que esse problema pode ser  incapacitante para realizar as atividades diárias de forma plena. O trabalho, geralmente, é bastante prejudicado.

Iniciar um tratamento por meio da osteopatia é recomendado para pacientes de todas as idades e quadros clínicos. As técnicas vão ajudar não apenas a eliminar as dores, como também evitar que elas reapareçam.

Para agendar uma consulta com um osteopata em Londrina, é só clicar no link abaixo. Não tente resolver esse problema apenas com analgésicos, mas sim com um diagnóstico completo!

Agende seu atendimento