Refluxo em adultos: como enfrentar os sintomas da azia

Já conversamos bastante aqui no blog sobre o refluxo em bebês, porém, não é apenas nesta fase da vida que se sofre com este problema. O refluxo em adultos, conhecido por muita gente pela azia, é comum e também tem formas de tratamento para evitar o uso constante de medicamentos.

O refluxo gastroesofágico é caracterizado pelo retorno do alimento ingerido. Ele sai do estômago para o esôfago e depois, pode ir até a boca. Isso pode acontecer pouco tempo após a ingestão dos alimentos.

Abaixo, vamos explicar melhor as causas desse problema e como aliviar os sintomas que afetam o dia a dia de muitas pessoas.

Quais os principais sintomas do refluxo?

As sensações de azia e queimação no sistema digestivo são os sintomas de refluxo mais comuns. Porém, podem surgir outros como:

• Dores no tórax (inclusive, em alguns casos, a pessoa pode confundir com problemas no coração)
  • Tosse seca
  • Vontade de arrotar
  • Problemas para engolir os alimentos
  • Alterações nos dentes

Outro sintoma quase desconhecido do refluxo são as dificuldades respiratórias. Problemas como bronquite e asma podem se relacionar com esse distúrbio.

O que causa o refluxo em adultos?

A causa do refluxo em adultos é um problema de funcionamento de esfíncteres que deveriam manter os ácidos gástricos no estômago. Desta forma, esses ácidos acabam voltando pelo sistema digestivo, atingindo outros órgãos como o esôfago.

Nas crianças, normalmente é um problema passageiro, que desaparece conforme o corpo vai se desenvolvendo e os órgãos começam a funcionar de maneira mais coordenada. Porém, se isso acontece na fase adulta, é preciso de um acompanhamento profissional para atuar na origem da disfunção.

Alguns outros problemas, como a hérnia de hiato (quando parte do estômago acaba invadindo outras regiões do tórax) ou a musculatura frágil, também podem ser determinantes para o surgimento do refluxo.

É preciso destacar que alguns alimentos também colaboram para os sintomas ficarem mais intensos. Entre eles, café e comidas ácidas.

Como amenizar os incômodos do refluxo?

Apesar de muitas pessoas acreditarem que para resolver este problema, é só tomar um “remédio para azia”, daqueles comprados sem receita... Não é bem assim.

Se não for bem diagnosticado, o problema pode aumentar com o tempo. Assim, pode se agravar.

Para ter o tratamento adequado, é preciso passar por uma avaliação completa e seguir as recomendações do gastroenterologista.

Além disso, um corpo em equilíbrio pode permitir o alívio dos sintomas. Além de uma rotina com hábitos mais saudáveis, é possível alcançar a autocura por meio da osteopatia

Nesta especialização da fisioterapia, o profissional usará técnicas manuais para descobrir quais são os pontos mais afetados de seu organismo, ajudando a eliminar pressões por meio de manobras.

É possível descobrir outros distúrbios no paciente,  que podem influenciar negativamente e levar a crises de refluxo mais intensas. Porém, ao trazer o equilíbrio ao corpo, os sintomas vão desaparecendo de forma geral e o bem estar volta.

Trate seu refluxo com um osteopata em Londrina

Se você busca um osteopata em Londrina para começar seu tratamento contra o refluxo, é só clicar no link abaixo e agendar um atendimento com o dr. Matheus Martins.

Agende seu atendimento