Blog | Dr. Matheus Martins | Osteopata em Londrina - PR

Voltar

Quando a moleira fecha? Saiba os cuidados com seu bebê

Você que é mãe ou pai já deve ter ouvido vários conselhos de amigos e parentes sobre os cuidados com o bebê nos primeiros meses de vida. Mesmo assim, uma preocupação constante é saber quando a moleira fecha, já que este é um local bem sensível do corpo do recém-nascido e precisa de atenção especial. 

A moleira do bebê (cientificamente, é conhecida como fontanela) é a região que fica na cabeça e é mais molinha. São duas áreas - uma mais à frente do crânio e outra mais atrás . 

Essa região tem uma membrana mais flexível e pode até mesmo pulsar levemente (isso é normal, não há motivo de preocupação). 

Posso passar a mão na moleira do bebê?

Essa região da cabeça da criança ainda vai se desenvolver e “firmar”. Logo após o nascimento, as moleiras são delicadas e por isso, não se deve fazer pressão nesta parte do corpo. 

Entretanto, toques suaves não trarão complicações para seu filho ou filha, como um carinho com a mão. Mas nada de apertar essa região!

Outro momento de atenção é a hora do banho. Ao lavar a cabeça, é fundamental ter delicadeza para evitar qualquer tipo de trauma. 

Com quantos meses a moleira fecha?

Precisamos deixar claro que cada criança tem um desenvolvimento particular e por isso, o tempo de “fechamento” da moleira varia. 

Geralmente, a moleira de trás começa a se firmar a partir dos 2 meses de vida.

A moleira da frente leva mais tempo, podendo fechar a partir do primeiro ano de vida. Aos 2 anos, não haverá mais risco para a criança, já que a solidificação estará completa. 

Quais os sinais para identificar quando a moleira fecha?

Para saber se a moleira do bebê fechou, é só ficar atento se o local está ficando mais firme, mas o recomendado é o diagnóstico de um profissional. 

No caso do pediatra, ele vai fazer uma avaliação e ainda a medição da cabeça, para analisar como está o desenvolvimento dessa região. 

Os bebês também podem ser acompanhados simultaneamente pela osteopatia pediátrica, uma especialização da fisioterapia focada em garantir o funcionamento equilibrado de todo o corpo. 

O osteopata utiliza técnicas manuais que estimulam o organismo a ter um funcionamento adequado, evitando complicações nesta fase de desenvolvimento. Essa técnica não causa nenhuma dor à criança e não utiliza nenhum medicamento. 

É importante lembrar que as moleiras dos bebês são fundamentais para que o cérebro deles se desenvolva de forma plena, já que este órgão aumenta bastante de volume. 

Se você notar que a moleira fechou muito rápido ou está demorando para ficar firme, a análise de um profissional é importantíssima. Em alguns casos, isso não é necessariamente um problema, mas só o médico que acompanha a criança poderá dar esse parecer.

Osteopata em Londrina vai ajudar seu bebê!

Bebês de todas as idades podem ser ajudados por meio da osteopatia a ter um desenvolvimento adequado e livre de tensões. 

Para agendar uma consulta com um osteopata em Londrina, é só clicar no link abaixo!

 

Agende seu atendimento