Blog | Dr. Matheus Martins | Osteopata em Londrina - PR

Voltar

Quais os sintomas de refluxo em bebês?

Existem sintomas de refluxo em bebês que são bastante conhecidos, como a famosa “golfada” e a irritação depois de se amamentar. Esses sinais são comuns nos primeiros meses de vida, mas quando esse distúrbio é mais grave, desencadeia várias complicações. 

Muitas vezes, só o olhar dos pais não consegue identificar o alerta que o corpo está dando, por isso um acompanhamento profissional é sempre importante. 

Abaixo, vamos trazer alguns sinais de que o refluxo do seu bebê pode exigir um pouco mais de cuidado, evitando assim problemas no futuro. 

“Golfadas” constantes são sintomas de refluxo em bebê

A regurgitação - conhecida popularmente como “golfada” - é comum nos primeiros meses de vida. Normalmente, elas acontecem uma ou duas vezes por dia, pouco tempo depois da amamentação. Porém, se a frequência aumenta, é um sinal de alerta. 

Isso acontece pois o alimento ingerido pela criança volta do estômago para o esôfago, já que o sistema digestivo ainda não está plenamente desenvolvido e coordenado. Assim o bebê acaba expelindo o leite pela boca. 

Com o passar do tempo, essas golfadas tendem a diminuir. Mas se está acontecendo o contrário, cabe uma investigação para identificar quais os problemas estão acarretando nessa dificuldade para ingestão do alimento.

Recusa alimentar também é um sinal

Quando a criança sofre crises de refluxo, é comum que ela passe a ter mais resistência em se alimentar. Afinal, já sabe que depois enfrentará dificuldades. 

Essa situação que surge em quadros de refluxo mais grave ainda reflete em perda de peso e até mesmo em anemia. 

Refluxo pode prejudicar o sono do bebê

É comum entre crianças com refluxo a dificuldade para dormir, já que esse processo de regurgitação causa irritação e também desconforto físico ao organismo. 

Em muitos casos, a dificuldade de dormir vem junto com crises intensas de choro.

Outros sintomas comuns são vômitos, inclusive com sangramento.  

Osteopatia pode ajudar bebês com refluxo

O tratamento com osteopatia pediátrica tem como base as manipulações do corpo para que ele consiga se autocurar, ou seja, quando todas as funções do organismo estão bem alinhadas, as dificuldades desaparecem. 

No caso do refluxo em bebês, o osteopata irá atuar com o toque para a liberação das partes do corpo que influenciam no processo da digestão. No crânio, por exemplo, podem ser usados toques leves para eliminar bloqueios que dificultam a passagem do alimento. 

Por meio dos estímulos, a estrutura que consegue controlar a movimentação do alimento nos órgãos tem sua função regulada e assim, o organismo entra em equilíbrio.

Para o bebê, o alívio será sentido rapidamente por meio das técnicas manuais, que podem ser aplicadas a crianças de qualquer idade - sem procedimentos invasivos ou uso de medicamentos. 

Consulte um osteopata em Londrina

Para ser atendido por um osteopata em Londrina, com longa experiência em atendimento com crianças, é só agendar um horário com o dr. Matheus Martins, que já acompanhou o desenvolvimento de várias crianças. 

É só clicar no link abaixo e marcar o melhor horário com a nossa equipe. Estamos te esperando! 

Agende seu atendimento