Blog | Dr. Matheus Martins | Osteopata em Londrina - PR

Voltar

Grávida de gêmeos precisa ficar de olho na saúde!

Descobrir que está grávida de gêmeos é uma grande surpresa para muitas mulheres, principalmente quando essa gestação é natural (os procedimentos de fertilização têm mais chances de gestação gemelar). Mas neste momento, além da felicidade ou preocupação, também é preciso entender quais cuidados são necessários. 

Se a gravidez de apenas uma criança já é cheia de transformações, isso se multiplica quando são duas. É preciso ficar de olho na preparação do corpo para os meses seguintes, o consumo de alimentos e manter os exames em dia. 

Abaixo, vamos falar sobre os pontos de atenção na saúde das novas mamães e dos bebês que estão chegando - e ainda, como evitar as complicações. 

Dificuldades para a mamãe

A gravidez de gêmeos pede cuidados especiais e atenção aos sinais do corpo. Uma disfunção comum nestes casos é a chamada pré-eclâmpsia - quando há quadros de hipertensão para a mulher mesmo sem histórico de problemas. 

Também há risco de parto prematuro e diabetes gestacional, o que aumenta a gravidade do caso. 

Porém, com um pré-natal adequado, esses riscos são bastante reduzidos. Além do acompanhamento com o obstetra, a osteopatia pode ajudar durante esta fase - inclusive contra dores que podem ser intensificadas por esta gestação gemelar. 

O tratamento osteopático é uma das indicações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e oferece reequilíbrio do organismo (ossos, músculos, vísceras, sistema neural, entre outros). 

Dificuldades para os bebês

Uma dificuldade comum com bebês gêmeos está relacionada ao desenvolvimento. Podem ocorrer casos de um ou dos dois fetos não terem condições plenas de crescimento dentro do útero. 

Em alguns casos, pode ser diagnosticada a plagiocefalia nas crianças. Essa é uma condição em que a cabecinha do bebê sofre alguma alteração, modificando o aspecto “redondinho”. 

Essa é uma disfunção já conhecida pelos médicos e também acontece na gestação de apenas uma criança e em partos prematuros. 

A cabecinha torta do bebê também pode ser corrigida com o tratamento osteopático, ajudando ainda a criança a se livrar se outras compressões que pode ter vivido ainda na barriga da mãe ou na hora do parto. 

O acompanhamento com a osteopatia pediátrica ainda durante a gestação também ajuda a evitar outras alterações físicas.

Se houver também dificuldade na amamentação - fundamental para a nutrição e desenvolvimento de crianças gêmeas -, o osteopata pode ser um aliado. Ele ajuda na liberação de pontos que podem facilitar a “pega” no peito. 

Grávidas de gêmeos podem ser acompanhadas por osteopata em Londrina

Mamães e bebês podem ser acompanhadas por um osteopata em Londrina, que vai ajudar a identificar possíveis pontos de desconforto e evitar complicações, por meio de um tratamento focado em técnicas manuais

Isso possibilitará uma gravidez sem dificuldades e um parto mais tranquilo. Além disso, o osteopata pode ajudar no desenvolvimento das crianças após o nascimento, liberando tensões vividas durante a gestação. 

Para agendar uma consulta com o Dr. Matheus Martins, que acompanha diversas mamães, é só clicar no link abaixo. 

Agende seu atendimento