Blog | Dr. Matheus Martins | Osteopata em Londrina - PR

Voltar

Gastrite crônica tem cura? Entenda como funciona essa inflamação

Muitos pacientes vêm ao consultório para uma primeira consulta querendo saber se a gastrite crônica tem cura. É compreensível: os efeitos na qualidade de vida de quem sofre com essa doença são grandes. A resposta é simples: não há cura completa, mas há como eliminar todos os sintomas. 

Além do tratamento medicamentoso, entender quais os fatores levando a esse desequilíbrio no sistema digestivo permite a aplicação de técnicas que podem alcançar o fim do desconforto. 

Mas é importante destacar: a gastrite crônica é diferente da gastrite aguda. Nós vamos explicar melhor. 

Como funciona a gastrite crônica

De forma resumida, a gastrite é a inflamação da mucosa do estômago (tecido interno que reveste este órgão). 

Entre as causas da gastrite mais comuns, estão o uso constante de determinados medicamentos, consumo de bebidas alcoólicas e tabagismo. Mas ela também pode ser desencadeada de uma forma autoimune - quando o sistema de defesa do corpo produz anticorpos que atacam as células gástricas. 

Ainda há quadros de gastrite causados pela infecção por meio de uma bactéria chamada Helicobacter pylori. 

São dois tipos de gastrite.  A aguda surge de repente, após o consumo das substâncias que agridem o estômago ou até mesmo em momentos de estresse alto. Já a crônica vai se desenvolvendo de forma silenciosa - podendo ser mais grave, pois demora a ser identificada. 

Os sintomas mais comuns são as populares “dores na boca do estômago”, azia, queimação, náuseas e perda de apetite. Se não tratada da forma correta, podem surgir úlceras e até sangramentos. 

Formas de tratar a gastrite crônica

Após o diagnóstico da gastrite (que pode exigir exames como a endoscopia), começa o tratamento. Em alguns casos, ele envolve medicamentos e restrições das substâncias que irritam o estômago. 

Porém, na visão da osteopatia, é possível que as dores desapareçam quando se permite mais mobilidade ao estômago. Isso levará a um funcionamento melhor, a menor produção de ácidos e assim, o organismo alcançar a autocura. 

O osteopata buscará no histórico e no corpo do paciente o que está instável ou mesmo, quais os pontos sofrendo pressões. Ao eliminar essas tensões por meio das técnicas manuais, os sintomas começam a diminuir até cessarem por completo. 

Além disso, o tratamento osteopático dá uma abordagem ampla, trazendo orientações sobre os hábitos de vida que podem atrapalhar a cura da doença. 

Osteopata em Londrina pode te ajudar com a gastrite crônica

Ninguém quer depender de medicamentos para ter qualidade de vida, certo? A terapia manual da osteopatia vai permitir ao paciente conseguir retomar o bem-estar e ainda evitar o uso de mais remédios no dia-a-dia. 

Agendar uma consulta com um osteopata em Londrina é simples. É só clicar no link abaixo e marcar um horário com o dr. Matheus Martins, que já tem mais de 10 anos de atuação. Ele pode te ajudar a ter uma vida plena e levar seu corpo rumo à autocura. 

Agende seu atendimento