Blog | Dr. Matheus Martins | Osteopata em Londrina - PR

Voltar

Exercício para gestante: indicações de movimentos que ajudam no parto

Ter um parto normal é a escolha de muitas grávidas, até pelo seu menor tempo de recuperação e o baixo risco de infecções. Mas para que esse momento seja um pouco mais tranquilo e sem tantas preocupações, uma preparação é importante - e dentro dela, estão alguns exercícios para gestante

São movimentos leves, sem grande impacto ao corpo ou ao bebê, mas com ótimos resultados.

Exercícios para gestante preparam o corpo para o parto

Para as mulheres focadas em preparar o corpo para o parto normal, são indicados os exercícios que trabalham o assoalho pélvico. Podem ser alongamentos ou mesmo atividades de fortalecimento. 

Exercícios de Kegel

Entre eles, estão os chamados “exercícios de Kegel”. Pode ficar tranquila que eles não exigem qualquer preparo físico! ? 

Eles são uma série de exercícios focados no assoalho pélvico, que podem ajudar até mesmo em questões como incontinência urinária. Para identificar os músculos que precisam ser trabalhados, faça o seguinte: tente interromper o processo de urinar e depois solte. 

São esses músculos que devem ser forçados, podendo repetir os movimentos até quatro vezes por dia (com um limite de até 50 repetições). Para ficar claro: não é para fazer isso ao urinar, é só fazer o mesmo movimento enquanto está sentada, por exemplo. 

Agachamento

O agachamento - que já é bem conhecido por quem faz academia ou treinos funcionais - entra também na lista de atividades para aquelas mulheres nos primeiros meses de gestação. 

Neste exercício, você precisa abrir as pernas na largura dos ombros e agachar. Depois disso, mantenha a posição e respire fundo por algumas vezes (até 5 vezes é o suficiente). Não esqueça de manter a coluna reta e não colocar o peso nos joelhos.

Caminhada

Também é possível fazer caminhadas (de preferência, com alguém junto caso ocorra algum desconforto). Isso auxilia no fortalecimento e ainda, aumenta a frequência das contrações. 

Mais atividades são indicadas para as gestantes

Além dos exercícios para grávidas citados acima, tem mais práticas que ajudam no preparo do corpo para o parto natural. Entre elas, estão:

  • Natação: fortalece os músculos e não têm impacto. Só cuidado para não entrar em piscinas com água muito quente, pois a pressão pode cair!
  • Ioga: além do fortalecimento, algumas posições tradicionais (como o “cachorro de cabeça para baixo”) deixam os músculos preparados, como os das pernas). 
  • Aulas de dança também são recomendadas.

Mas é importante lembrar: é importante relatar essas práticas ao médico que acompanha sua gravidez - inclusive, você pode procurar um osteopata, que atua em todas as partes do corpo.  

Outra coisa é não extrapolar limites durante esses exercícios para ajudar no parto, até porque o corpo já vive várias transformações. Use uma roupa confortável e se hidrate!

Gravidez pode ser acompanhada por osteopata em Londrina

As mamães que buscam uma gravidez com mais equilíbrio, tendo em vista a preparação para o parto natural, podem contar com o acompanhamento de um osteopata em Londrina

Por meio das técnicas manuais, essa especialidade da fisioterapia ajuda a liberar os pontos de pressão do corpo, tornando as transformações da gravidez mais fáceis de serem assimiladas e evitando desconfortos recorrentes nesta etapa da vida.

Além disso, a osteopatia para gestantes prepara o organismo da mãe, de forma a facilitar o momento do parto sem cesariana. 

Para agendar uma consulta com o dr. Matheus Martins, é só clicar no link abaixo. Boa gestação!

Agende seu atendimento