Blog | Dr. Matheus Martins | Osteopata em Londrina - PR

Voltar

Dores na gravidez: conheça as mais comuns e como evitá-las

Apesar de muitas mulheres já esperarem por elas, as dores na gravidez acabam surpreendendo as novas mamães. Elas aparecem por vários pontos do corpo, desequilibrados pelas transformações sofridas pelo organismo ao longo da gestação. 

Tudo começa já pela questão hormonal, bastante afetada desde os primeiros meses de gestação. 

Mesmo em mulheres completamente saudáveis, podem surgir os incômodos por causa desse “boom” hormonal que elas enfrentam. 

Abaixo, nós separamos algumas dores bem comuns nesta fase para você entendê-las melhor e saber como lidar quando elas surgem. Ao final, também vamos mostrar como a osteopatia pode ajudar as grávidas a evitar o aparecimento dos desconfortos. 

Dores de cabeça na gestação

Uma das reclamações mais comuns são as dores de cabeça na gestação. Elas são principalmente causadas pelas mudanças hormonais, que mexem com a química do cérebro. Os principais hormônios afetados são o estrogênio e a progesterona. 

Mas não é apenas isso. Os desequilíbrios do corpo e mesmo a questão emocional podem afetar bastante a grávida neste momento. 

Por exemplo: com o avanço dos meses, surgem dificuldades de mobilidade e mais esforço muscular para manter a estabilidade do corpo. Ao longo dos dias, isso pode desencadear também as dores de cabeça - paralelamente a outras. 

O importante é não tomar medicamentos para dor de cabeça na gravidez sem orientação médica e evitá-los sempre que possível, tentando relaxar e buscando outras formas de alívio, como o uso de uma compressa fria. 

Se as dores forem muito constantes, uma terapia manual como a osteopatia pode ajudar a amenizar este sintoma. 

Dores na coluna em grávidas

As dores na coluna em grávidas são bem recorrentes. Com o aumento do peso no corpo, os músculos precisam se esforçar mais para balancear o corpo e evitar a perda da linha de equilíbrio. 

Além disso, os músculos abdominais também acabam perdendo a força, pois ficam esticados ao passo que a criança vai crescendo e tomando espaço na barriga da mãe. 

Uma das formas para evitar essas dores é fazer exercício físico regularmente, pois seu corpo vai estar preparado para essa carga maior a ser suportada. Outras dicas são usar sapatos mais confortáveis e ter atenção na posição em que se dorme. 

Dores em outras partes do corpo

Outras dores bastante comuns durante a gravidez são:

  • Dores nos pés e tornozelos
  • Sensibilidade nos dentes
  • Dor na cervical
  • Dor na lombar
  • Dores nas pernas

Todas essas dores podem ser amenizadas, eliminadas e até prevenidas por meio da osteopatia para gestantes, uma especialização da fisioterapia focada no reequilíbrio do corpo por meio de terapias manuais.  

Consulte um osteopata em Londrina para tratar as dores na gravidez

É possível superar as dores que surgem na gravidez por meio da osteopatia para gestantes, buscando as pressões pelo corpo e ajudando a amenizá-las. Assim, a mamãe poderá curtir todos os momentos desta fase sem tantos incômodos. 

Para agendar uma consulta com um osteopata em Londrina, é só clicar no link abaixo e marcar um atendimento com o dr. Matheus Martins, que já acompanhou várias gestantes até o momento do parto (além de auxiliar no desenvolvimento dos bebês). 

Agende seu atendimento