Blog | Dr. Matheus Martins | Osteopata em Londrina - PR

Voltar

Dor nas costas na gravidez: problemas de postura são comuns nesta fase

Muitas mamães relatam quadros de dor nas costas na gravidez, que podem ir e vir durante o passar dos meses. Elas podem surgir em pontos variados, resultados das transformações que o corpo vai passando ao longo do desenvolvimento da criança dentro da barriga. Ainda podem até desencadear problemas de postura

Mesmo para as mulheres que já tiverem filhos e conhecem as transformações no organismo acabam se deparando com distúrbios e desconfortos diferentes em cada gravidez

Tudo vai depender do nível de hormônios e também, da preparação do corpo para as mudanças deste momento importante da vida. 

Qual a causa dessas dores na gestação?

Um dos principais motivos para as dores nas costas (e isso também inclui dores em pontos como a lombar, por exemplo) é a alta produção de hormônios. Isso resulta em um “afrouxamento” de articulações e ligamentos. É a preparação do corpo para o parto que virá no futuro. 

Mesmo nos primeiros meses, esse efeito das alterações hormonais podem surgir. 

Ainda existem outros fatores que trazem as dores na gravidez. O aumento de peso pelo crescimento da barriga vai alterar a linha de equilíbrio da coluna. Assim, é exigido mais esforço para se manter estável e com isso, a curvatura pode se modificar de forma inadequada. 

Quando a gestante passa muito tempo na mesma posição ou mesmo em pé, essas dores podem ser intensificadas. O uso de sapatos de salto também acabam intensificando o desconforto. 

Essas são as causas de dores nas costas na gravidez mais comuns. São de origem postural e muscular e não são muito fortes. Agora, se a dor for intensa e constante, é recomendado ir a um profissional assim que possível (existem casos de problemas de rins, por exemplo, que podem se confundir com questões musculares). 

Como aliviar a dor nas costas na gravidez?

É possível aplicar alguns métodos para trazer alívio para as dores nas costas em casa. Um dos mais recomendados é o uso de compressas quentes no local da dor. 

Além disso, exercícios de alongamento podem ajudar a evitar os desconfortos. Também é recomendado às mamães evitar carregar peso. 

Mas em muitos casos, essas dores podem afetar bastante a qualidade de vida da mulher. Por isso, o acompanhamento com um osteopata funciona como uma forma de prevenção e de correção de desequilíbrios na coluna. 

O trabalho é feito por meio de técnicas manuais, ou seja, manipulações suaves no corpo da gestante, para os locais que mais enfrentam as pressões e tensões conseguirem se equilibrar. Isso evita o surgimento dos distúrbios. 

A osteopatia para gestantes ajuda a preparar o organismo para cada mudança que virá nas etapas da gestação, e colabora para um parto natural mais tranquilo. 

Consulte um osteopata em Londrina para tratar a dor nas costas durante a gestação

Para ter o acompanhamento com um osteopata em Londrina, é só clicar no link abaixo e agendar uma consulta com o dr. Matheus Martins, que trabalha há anos no tratamento de mães e bebês. Já nas primeiras sessões, é possível constatar o alívio das dores e o retorno da qualidade de vida. 

Agende seu atendimento