Blog | Dr. Matheus Martins | Osteopata em Londrina - PR

Voltar

Dor na coluna: o que pode ser a causa e como saber se tenho algum problema?

As pesquisas na internet dizem bastante sobre as principais dúvidas de pessoas que convivem com algum desconforto. Uma das mais feitas é: “dor na coluna o que pode ser?”. Por isso, é fácil chegar a conclusão que este sintoma afeta milhares de brasileiros. 

Segundo informações do Ministério da Saúde, a dor nas costas - também conhecida como lombalgia - é responsável pelo maior número de faltas no trabalho entre os brasileiros. Em 2014, em um levantamento feito pelo mesmo órgão, foram identificadas mais de 27 milhões de pessoas com problemas crônicos na coluna (18% da população). 

A grande questão é: essas pessoas buscam ajuda adequada? Fazem exames e avaliações médicas para saber se estão com alguma doença ou apenas vão “seguindo a vida” com a ajuda de analgésicos?

Neste artigo, levantamos algumas das principais causas de dor na coluna para deixar claro o quanto este problema pode se tornar ainda maior, caso não haja ajuda médica. 

O que pode ser dor na coluna? Veja as doenças mais comuns

A dor na coluna é um sintoma comum em diversos distúrbios do corpo, inclusive aqueles que não são desencadeados a partir da própria coluna. 

Além de problemas de postura ou disfunções por desgastes, também existem outras questões que desencadeiam esses incômodos, como problemas no pescoço, obesidade, sobrecarga no trabalho, falta de ergonomia no ambiente profissional e até mesmo situações no âmbito emocional. 

Por ser tão amplo, a orientação profissional é tão importante. A gente separou alguns tipos de doenças que geralmente apresentam a dor nas costas como um dos sintomas. Confira:

  • Escoliose: problema de curvatura na coluna. Em alguns casos, é como se ela ficasse no formato da letra S, e pode trazer bastante incômodo. 
  • Hérnia de disco: desgaste dos discos da coluna, que funcionam como um amortecedor de impacto. 
  • Artrite reumatóide e outras doenças reumáticas, como a artrose. 
  • Problemas no nervo ciático (o mais extenso do corpo humano, indo da coluna vertebral até os pés). 

Outras disfunções como pedra nos rins, apendicite, infecções e endometriose também têm esse sintoma. 

Como tratar a dor na coluna?

Você viu quantos distúrbios diferentes podem causar dor nas costas? Por isso, a orientação profissional avaliando o paciente de forma completa é fundamental. 

A osteopatia, que é uma especialidade da fisioterapia, tem como foco esse tratamento do indivíduo como um todo, e não apenas em formas passageiras de alívio da dor. 

Durante a anamnese (momento em que o médico entrevista o paciente para saber mais sobre o histórico de vida dele), vão ser abordadas questões que possam trazer os primeiros indícios das causas da dor. 

Depois, com as mãos, o osteopata vai buscando no corpo do paciente os pontos onde há pressões. São eles que vão receber as manipulações do profissional para que consigam se reequilibrar e assim, permitir a cura do corpo. 

Todas as técnicas são manuais, sem uso de equipamentos invasivos ou medicação. O paciente já consegue sentir o alívio nas primeiras sessões, pois o trabalho engloba músculos, esqueleto, órgãos e todos os sistemas do corpo. 

Osteopatia em Londrina: saiba como se consultar!

Para você que sofre com dores na coluna e busca entender quais são as causas, a análise feita por um osteopata pode ser esclarecedora e, finalmente, levar ao encontro de um alívio completo deste problema. 

É fácil agendar uma consulta com um osteopata em Londrina. É só clicar no link abaixo, encontrar o horário ideal e começar a jornada rumo a uma nova qualidade de vida. 

 

Marque sua consulta