Blog | Dr. Matheus Martins | Osteopata em Londrina - PR

Voltar

Dor após o parto: conheça 4 situações mais comuns

Sentir algum tipo de dor após o parto é comum, principalmente se levarmos em conta todas as transformações, estímulos e esforço enfrentados pelo corpo da gestante no momento da cesária ou parto natural. 

Isso não quer dizer que esse desconforto deve ser ignorado: a ajuda profissional ajuda a eliminá-lo e identificar se tudo está bem com a paciente. 

Algumas destas dores são passageiras, até que o organismo consiga retomar o equilíbrio. Outras podem ser sinais de alguma tensão atrapalhando o bom funcionamento dos sistemas ou órgãos - e nem sempre, o problema está na parte dolorida. 

Abaixo, separamos 4 disfunções pós-parto bem comuns e suas causas. 

1ª: Dor nas relações sexuais

É comum que as primeiras relações sexuais logo após o parto possam vir acompanhadas de dores ou desconfortos. É importante lembrar: essa região precisa de tempo para voltar às mesmas condições de antes. 

Normalmente, após cerca de 30 dias, já se tem uma recuperação completa. Mas cada organismo tem seu ritmo. 

2ª: Dor de cabeça 

A dor de cabeça após o parto pode ser um sintoma passageiro, mas precisa ser investigado. 

Uma das possíveis causas é a reação à anestesia, no caso de uma cesária. Muitas mães relatam os sintomas mesmo uma semana após o parto. 

Outro caso comum é a chamada pré-eclâmpsia, que é caracterizada pelo aumento da pressão arterial durante a gravidez. 

3ª: Dores nos seios ao amamentar

Geralmente, essa dor não está geralmente ligada ao corpo de mamãe, mas sim na forma do bebê mamar. 

Muitas crianças têm dificuldade em pegar o peito, e essa sucção acaba causando fissuras. 

Com o acompanhamento correto, como o da osteopatia pediátrica, é possível ajudar a criança que não mama direito a conseguir realizar os movimentos de forma correta. Mamãe e bebê são beneficiados. 

4ª: Cólicas pós-parto

Você, mamãe, pode até se surpreender com as cólicas pós-parto. Mas elas são mais comuns do que se imagina e até fáceis de serem explicadas. 

Ao amamentar, é produzido um hormônio que leva à contração do útero, ajudando ele a voltar ao tamanho normal. É muito semelhante a uma cólica menstrual e até pode haver um sangramento pequeno. Mas é comum!

Osteopatia em Londrina pode ajudar mamães com dor após o parto

Ao ser acompanhada por um osteopata, a nova mamãe conseguirá eliminar pontos de pressão no organismo sem a necessidade de tomar analgésicos ou anti-inflamatórios. A prioridade aqui é restabelecer o equilíbrio do corpo como um todo. 

Este trabalho é feito por meio de técnicas manuais, ou seja, o profissional vai usar manobras no paciente para “desativar gatilhos” que levam às dores no corpo. 

Com o organismo livre de tensões e disfunções, o paciente alcança a autocura - ou seja, a estabilidade e o pleno funcionamento dos sistemas. Com isso, os desconfortos vão desaparecendo. 

Para ser atendido por um osteopata em Londrina, é só clicar no link abaixo e agendar uma consulta com o Dr. Matheus Martins. Se quiser conhecer um pouco mais do trabalho dele com gestantes e mães que tiveram filho recentemente, é só acessar as nossas redes sociais, como o Instagram e o Facebook. 

Agende seu atendimento