Blog | Dr. Matheus Martins | Osteopata em Londrina - PR

Voltar

Como se preparar para o parto normal? Osteopata dá dicas

Oi, mamães! Depois de uma mudança de comportamento nos últimos anos, em que a maioria das gestantes decide pela cesárea, hoje há uma tendência inversa por conta dos benefícios do parto natural para a mulher e para a criança. Mas como se preparar para o parto normal

Primeiramente, vamos apontar aqui os benefícios deste tipo de parto. Além de um tempo de recuperação bem menor para a gestante, ainda podemos citar os menores riscos de infecção, a melhor produção de leite materno e ainda, a questão emocional envolvendo a ligação com a criança. 

Porém, muitas mulheres ainda se preocupam bastante se vão estar preparadas para o parto normal. Por isso, nós separamos uma série de orientações para ajudar as gestantes neste momento tão importante. 

1º - Faça exercícios físicos

Os exercícios para gestantes permitem que os músculos do corpo estejam trabalhados e em movimento. Assim, o organismo de uma forma geral estará melhor preparado. 

Algumas atividades comuns para grávidas são a hidroginástica, que evita bastante os impactos, e o pilates. Mas uma boa caminhada já é suficiente para manter-se ativa, em um exercício fácil de controlar a intensidade. 

2º - Trabalhe o assoalho pélvico

Essa região do assoalho pélvico será muito exigida no momento do parto. Ela que dá sustentação ao útero, carregando a criança, além de dar base a outros órgãos.

Formado por um conjunto de músculos, ele pode ser trabalhado a partir do chamado “exercício de Kegel”, que consiste em movimentar as partes usadas no momento de controlar a urina. 

É simples: é como contrair os músculos para segurar o xixi. Isso se faz de forma repetida, por alguns períodos no dia, conforme a orientação do seu médico. 

Esses exercícios podem ser feitos sentada e mesmo enquanto são realizadas outras atividades, como assistir à TV ou mesmo trabalhando ao computador.

3º - Osteopatia para ajudar no parto normal

Focada em aliviar os pontos de compressão e manter o equilíbrio do corpo, a osteopatia permite que o organismo esteja preparado para o momento do nascimento. Por meio das técnicas manuais, ela libera as tensões que poderiam atrapalhar ou dificultar as reações necessárias para um parto da melhor maneira possível.

Realizadas normalmente a partir dos 3 meses de gravidez, as sessões também beneficiam as crianças, que também têm compressões amenizadas mesmo dentro da barriga da mãe. Isso tudo é feito apenas por manipulações do corpo, sem contra-indicações ou uso de medicamentos. 

Assim, até mesmo os músculos ficam mais preparados para o que será exigido deles durante o parto natural. Hoje, já é possível ter o acompanhamento do osteopata até o momento do parto. 

Consulte um osteopata em Londrina para saber como se preparar para o parto normal

Para começar um acompanhamento com um osteopata em Londrina, é só clicar no link abaixo e agendar seu primeiro atendimento com o Dr. Matheus Martins, que há anos acompanha gestantes desde os primeiros meses. O tratamento vai te ajudar a ter um parto tranquilo, livre de complicações. 

Agende seu atendimento