Blog | Dr. Matheus Martins | Osteopata em Londrina - PR

Voltar

Bebê não para de chorar: o que pode ajudar a criança?

Há horas em que o bebê não para de chorar, não é mesmo? Quem é mãe ou pai sabe bem disso… Mas quando esses momentos acontecem várias vezes ao dia, é preciso manter as atenções em identificar quais as causas de tanto incômodo na criança. 

Chorar quando se está com fome ou quando há algum desconforto é normal. Porém, em algumas ocasiões, parece não existir nenhuma dificuldade e mesmo assim a criança fica em crise. 

O que causa o choro intenso em bebês?

A maioria dos casos de choro intenso em bebês está ligada aos fatores abaixo:

  • Crises de cólica: principalmente nos três primeiros meses de vida, são muito comuns e causam choro prolongado. Elas acontecem principalmente porque o sistema digestivo da criança ainda não está bem desenvolvido - e com a dificuldade de digerir, vem o incômodo..  
  • Refluxo: é quando o alimento acaba voltando do estômago para o esôfago.  Muita gente reconhece pela “golfada” que a criança dá após ser amamentada. 
  • Não saber lidar com o sono: isso acontece quando a criança está muito cansada, mas não consegue dormir. 
  • Dores no corpo: problemas de compressões, que podem ter vindo até mesmo do momento do parto e afetam regiões como a do pescoço ou da cabeça, causando dores. Normalmente, é um choro mais desesperado, muito intenso.  
  • Crescimento dos dentes: até eles romperem a barreira da gengiva, causam muito incômodo para os pequenos. 

Técnicas manuais podem ajudar meu bebê?

Para um bebê chorando muito, as técnicas manuais podem ajudar bastante a diminuir os desconfortos e também, permitir que o corpo não sofra tanto com os problemas citados acima. 

No caso das cólicas em bebês, por exemplo, uma alternativa é fazer massagens na barriguinha da criança com movimentos circulares no sentido horário. Isso facilita a eliminação dos gases. 

Além disso, o toque da mãe e do pai também leva a um relaxamento da criança, já que ela passa a se sentir mais segura e acolhida, principalmente se estiver em um ambiente tranquilo. 

Apesar disso, as técnicas manuais são ainda mais eficazes quando aplicadas por um profissional que consiga identificar os pontos de desequilíbrio no organismo e possa agir de forma precisa neles, como é feito pela osteopatia pediátrica

Este tipo de tratamento é completamente baseado no toque e no estímulo do corpo, conseguindo regular os desvios nas funções dos órgãos, músculos, tecidos e ossos. 

Já nas primeiras sessões, os pais começam a notar a diferença no comportamento das crianças, que passam a sofrer menos com os processos que antes exigiam muito esforço ou acarretavam dores. 

Osteopatia em Londrina para bebês

O Dr. Matheus Martins atua com a osteopatia em Londrina há anos e acompanha bebês desde os primeiros meses de vida para ajudar no desenvolvimento pleno da criança,  tratando os pontos com tensão ou desequilíbrio do organismo. 

Entre os problemas tratados estão alterações no sono, cólicas, problemas cervicais, refluxo, entre outros. 

Para agendar uma consulta, é só clicar no link abaixo e falar com a nossa equipe

Agende seu atendimento