Blog | Dr. Matheus Martins | Osteopata em Londrina - PR

Voltar

Bebê não mama direito: o que pode ser?

Muitas mães relatam nos consultórios a preocupação quando o seu bebê não mama direito. “Será que ele tem algum problema de saúde?” e “será que ele vai ficar alimentado?" são dúvidas comuns. Pensando nisso, resolvemos explicar alguns pontos sobre isso neste artigo. 

Em muitos casos, essa dificuldade pode estar ligada a questões anteriores ao parto, mas não é para se assustar! Já em outros, é a forma como a mamãe posiciona a criança que atrapalha este momento.

Se o bebê não mama direito, ele pode ter algum problema de saúde?

Uma das situações mais comuns envolvendo a dificuldade do bebê pegar no peito e conseguir puxar o leite por um período mais longo está relacionada a pressões exercidas sobre um nervo chamado hipoglosso

Essas tensões acontecem durante a gestação, se a criança ficar em uma posição que acabe atingindo esse nervo. Como ele controla a musculatura da língua, qualquer distúrbio ou incômodo pode resultar em dificuldades na “pega” do peito ou mesmo da mamadeira (no caso das fórmulas). 

Com a sucção e a deglutição afetadas, os recém-nascidos acabam se amamentando menos e podem até ficar mais irritados. 

Outro apontamento importante: dependendo da posição que você coloca a criança, ele pode ficar com a cabecinha desalinhada com o corpo, atrapalhando também a deglutição e a coordenação dos movimentos. 

Todas essas questões fazem com que se exija muito do corpo para conseguir completar a amamentação. Por isso, alguns recém-nascidos acabam ficando exaustos para conseguir realizar esse procedimento e desistem, o que pode ocasionar perda de peso. 

O que fazer para resolver isso?

A recomendação para as mães quando essa dificuldade for rotineira, é procurar ajuda de profissionais de saúde que possam avaliar o corpo do bebê de forma completa. Além das orientações do pediatra ou do obstetra, você pode ter o acompanhamento de um osteopata

Por meio da osteopatia pediátrica, as pressões sofridas no crânio vão ser aliviadas, permitindo assim a movimentação dos músculos usados para a sucção do peito. Vão ser tratados músculos da face, do pescoço e também da boca, para dar mais mobilidade. 

Ele também pode identificar outras possíveis causas desta dificuldade, como o desenvolvimento do crânio ou mesmo da cervical. Em alguns pacientes, essa parte do pescoço ainda não está bem formada e isso interfere até mesmo na rotação da cabeça (resultando, inclusive, em dores). 

Todas as liberações feitas pelo osteopata são realizadas por meio de movimentos suaves no corpo, com técnicas manuais. Para os pequenos, é como se fosse uma massagem. Não há incômodos à criança e nem dor. 

Desde as primeiras sessões de osteopatia, já é possível notar melhoras significativas no momento da amamentação. 

Osteopatia pediátrica em Londrina pode ajudar seu filho!

As dificuldades na hora da amamentação são mais comuns do que muitas mães imaginam, mas como explicamos: é possível ajudar seu filho de forma natural, sem contra-indicações. 

Para marcar uma consulta com um osteopata em Londrina, é só clicar no link abaixo e encontrar o melhor horário. Isso vai garantir mais qualidade de vida para a mamãe e para o bebê.

Agende seu atendimento