Blog | Dr. Matheus Martins | Osteopata em Londrina - PR

Voltar

Bebê agitado e nervoso: como ajudar a acalmá-lo?

Enquanto alguns recém-nascidos são mais calmos e choram pouco, também tem muito bebê agitado e nervoso. É o caso do seu filho ou filha? Se a resposta for sim, saiba que vários fatores influenciam a criança a não conseguir se acalmar - desde a falta de pequenos hábitos ou algum desequilíbrio no corpo. 

Para os pais, pode parecer que a situação não tem como ser resolvida… É comum acreditar que a única alternativa é esperar a criança crescer um pouco mais. Mas se a causa dessa agitação for um desconforto ou uma disfunção de saúde, é preciso ter mais atenção. 

O sinal mais claro é o choro. Se nos primeiros meses, ele não acontece tanto, acaba se intensificando a partir do crescimento. Este é um alerta para fome, sono e também para algum desconforto. 

Neste artigo, vamos dar algumas dicas para quem está passando por esta fase com o bebê. 

Um bebê agitado e nervoso pode ter algum problema de saúde?

Um dos problemas mais comuns é a cólica em bebês. Acontece quando eles têm dificuldade de evacuar ou soltar os gases. Isso acontece pelo pouco desenvolvimento do sistema digestivo, que ainda se acostumando com a alimentação e “aprendendo” como funcionar corretamente - quando não consegue, ocorre um quadro de disquesia

Um bebê chorando muito também pode ser sinal de refluxo. Neste caso, o alimento acaba voltando pelo esôfago, o que causa bastante desconforto para a criança. É um quadro comum e pode ser passageiro. 

Mas existem também situações envolvendo o ambiente em que ele está. Se a criança recebe muitos estímulos, mesmo quando deveria relaxar, pode ter dificuldade para dormir. 

Mudanças constantes de locais também podem trazer incômodo para os pequenos. 

Por que o meu bebê não dorme?

A insônia infantil pode ser causada por todos os fatores citados acima, mas uma forma fácil de ajudar a criança é criar uma rotina antes da hora de dormir. 

Um banho quente, um momento de relaxamento na cama, sem tanta estimulação… Tudo isso vai habituando a criança que esta é a hora de descansar. 

Porém, se esta rotina não funcionar tão bem para a criança, mamães e papais podem precisar de uma ajuda especializada para identificar o que incomoda tanto a criança. 

Por meio da osteopatia pediátrica, é possível identificar pontos de desconforto e desequilíbrio na criança. O osteopata vai buscar onde estão as tensões ou dificuldades no corpo e assim, realizar estímulos para que elas não voltem a incomodar. 

A terapia manual evita um tratamento com medicamentos. Ainda possibilita o desenvolvimento pleno da criança, de forma natural. 

Osteopata em Londrina pode ajudar no desenvolvimento da criança

Seu filho ou filha pode fazer um acompanhamento com um osteopata em Londrina desde os primeiros dias de vida. Desta forma, o profissional pode atuar de forma a prevenir complicações futuras e eliminar os distúrbios enfrentados nesta fase da vida. 

Para agendar uma consulta para seu bebê agitado, é só clicar no link abaixo e assim, conhecer os benefícios da osteopatia para crianças

Agende seu atendimento