Blog | Dr. Matheus Martins | Osteopata em Londrina - PR

Voltar

Bebê acorda à noite várias vezes: saiba as causas mais comuns

Se o seu bebê acorda à noite por várias vezes, você não está sozinho (a). Principalmente nos primeiros meses de vida, a criança ainda precisa se acostumar com todo o processo para conseguir um sono tranquilo. 

Mas além desta adaptação, também existem algumas questões do organismo que interferem quando o bebê está dormindo, causando até mesmo crises de choro. 

O que leva o bebê a acordar várias vezes?

Vários fatores fazem a criança acordar durante a noite, principalmente os recém-nascidos. Um deles é a fome - por isso, muitas mães e pais já seguem um “cronograma” e conseguem identificar o intervalo de uma mamada e outra. 

Quando a fralda está suja ou molhada, a criança também tem bastante desconforto. Por isso, a troca também precisa ser feita durante a noite. 

Também é comum que a criança faça associações com a hora do sono. Por exemplo: se o bebê só dorme mamando, vai se acostumar a isso. Aí, quando ele já está alimentado e chega a hora de dormir, chora por viver algo fora do hábito dele. Assim como os adultos, os pequenos têm sua rotina - só sofrem mais quando ela é quebrada. 

Fora isso, é necessário lembrar que o corpo da criança está passando por várias transformações. Órgãos, sistemas e tecidos estão se desenvolvendo e se existir algum impedimento para isso, surgem os desconfortos. 

Quando um osteopata acompanha o bebê nesta fase de transformações, pode ajudar a eliminar as pressões e assim, tratar qualquer distúrbio enfrentado - tratando assim a insônia infantil.  

O que fazer quando o bebê acorda à noite várias vezes?

Além de ajudar o bebê estabelecendo uma rotina para o momento de dormir, tentando deixá-lo em um mesmo local, os pais também devem checar se ele não está sofrendo com calor ou frio e também, ficar de olho para manter um horário fixo. 

Uma das recomendações é colocá-lo na cama ainda acordado, para ter um momento de relaxamento que leve ao sono naturalmente. 

Se essas medidas são pouco eficazes, vale buscar orientações com o pediatra e o tratamento por meio das técnicas manuais da osteopatia pediátrica.

Quando o bebê para de acordar à noite?

Por volta dos 6 meses, essas dificuldades com o sono começam a sumir e o bebê para de acordar à noite

Nesta fase, boa parte do desenvolvimento físico e biológico da criança já avançou, evitando tantos desconfortos e a interrupção do sono. 

Como um osteopata em Londrina pode me ajudar?

Ao procurar um osteopata em Londrina, você terá um tratamento pensando na criança como um todo, analisando todos os possíveis desequilíbrios que vêm até mesmo do período gestacional. 

Apenas usando as mãos e manobras, o profissional vai conseguir liberar o desenvolvimento pleno da criança e auxiliará a superar os obstáculos do crescimento. 

Para agendar uma consulta com o Dr. Matheus Martins, é só clicar no link abaixo. Ele acompanha várias crianças desde os primeiros meses de vida e pode ajudar seu filho ou filha. 

Agende seu atendimento