
Conseguir aliviar cólicas de bebês em casa é o sonho de muitos pais e mães que enfrentam crises intensas de choro quando o desconforto chega. A gente sabe que este momento é bem difícil… Mas algumas dicas podem ajudar nesta hora.
As medidas abaixo são formas simples de amenizar o incômodo que a criança vem sofrendo. Mas se as cólicas são muito constantes e intensas, não deixe de procurar ajuda com o médico pediatra ou com o osteopata que acompanha seu filho ou filha.
1ª: Colo e carinho sempre ajudam nessas horas
Quando você coloca a criança no colo e dá carinho, ela naturalmente vai acalmando. Desta forma, fica mais fácil enfrentar a crise de cólica. O tempo vai passando e a criança consegue eliminar os gases.
2ª: Evite alguns alimentos que causam cólica
Alguns alimentos consumidos pela mãe podem levar algumas substâncias ao leite materno, que geralmente desencadeiam cólicas na criança.
Alguns exemplos são: feijão, brócolis e outros legumes de cor verde escura (rúcula e couve), chocolate, café, grão de bico, batata doce e alguns outros tipos de tubérculos. Refrigerantes também entram nesta lista.
Isso não quer dizer que você precisa tirar esses alimentos de vez do cardápio. Mas se você evitá-los, as crises de cólicas do bebê vão diminuindo.
3ª: Massagens podem aliviar cólicas de bebês em casa
Quando a criança está enfrentando a cólica, a mãe pode deitá-la na cama e começar uma massagem no sentido horário, ao redor do umbigo. Ah, e sempre com movimentos suaves, sem muita pressão, tá?
Isso vai estimular o sistema digestivo a conseguir eliminar os gases que estão incomodando tanto a criança.
Alguns exercícios com as perninhas também ajudam na movimentação do sistema digestivo.
4º: Esquente a barriguinha da criança - e pode ser com o próprio corpo
Colocar a criança próxima a você já deixa a barriguinha dela mais quentinha, o que favorece a eliminação dos gases. É só posicioná-la em contato com seu abdômen e passar um tempo assim.
Você também pode usar uma compressa morna para aliviar cólicas, que pode ser feita com um pano passado a ferro ou com uma bolsa térmica. As dores vão diminuindo naturalmente.
5º: Confira como está o desenvolvimento do sistema digestivo da criança
Se as cólicas do bebê são intensas e constantes, é importante que ele passe por um diagnóstico profissional. O caso pode ser levado ao seu pediatra, que vai indicar o caminho mais adequado.
Uma das técnicas que vem ganhando espaço para tratar bebês com cólica é a osteopatia pediátrica. Ela é feita exclusivamente por meio de técnicas manuais, em que o profissional atua em pontos estratégicos para liberar as pressões e obstáculos do corpo dos pequenos.
Osteopatia em Londrina no combate às cólicas
Para ter o atendimento da osteopatia em Londrina, é só clicar no link abaixo e agendar uma consulta com o Dr. Matheus Martins, que acompanha várias mamães e bebês e os ajuda a atingirem o equilíbrio do corpo.